Lider 87 FM

Companheiro de Gugu Liberato fala pela 1ª vez: “Eu tenho a obrigação de defender a nossa relação e a verdade”

Foto: Reprodução/Instagram

O companheiro de Gugu Liberato, Thiago Salvático, falou pela primeira vez em entrevista a coluna Leo Dias, do portal UOL, sobre a relação que possuía com o apresentador, sobre as viagens que faziam juntos e sobre a ação que move na Justiça brasileira pelo reconhecimento de união estável homoafetiva. Thiago contou o motivo de não ter se manisfestado após a morte de Gugu e ainda esclareceu sobre a briga na justiça.

“Precisei primeiro respeitar o meu luto. Foi muito difícil dar prosseguimento à minha vida depois do dia 21 de novembro. Alternava dias normais com dias muito ruins. Logo após o falecimento do Gugu, a minha irmã e o meu cunhado vieram morar aqui na Alemanha para me dar suporte emocional e me ajudar a dar continuidade ao meu trabalho e aos meus negócios. Os meus advogados me pediram para escrever em detalhes a minha história com o Gugu, do primeiro ao último dia. Tinha momentos em que eu não conseguia escrever por lembrar de tudo o que passamos juntos”, mencionou.

Salvático ainda relatou que foi exposto e julgado sem as pessoas conhecerem de fato a verdade.

“Os meus advogados me pediram para escrever em detalhes a minha história com o Gugu, do primeiro ao último dia. Tinha momentos em que eu não conseguia escrever por lembrar de tudo o que passamos juntos. O vazamento da petição inicial da ação, com quebra de segredo de Justiça, à imprensa expõe a minha intimidade. Sou julgado por pessoas que não me conhecem e nada sabem da minha história com o Gugu. Sou obrigado agora a me manifestar e a expor a minha versão dos fatos. Os meus advogados já estão tomando as providências para a proteção dos meus direitos”, desabafou.

O empresário detalhou um pouco sobre o relacionamento a distância que tinha com Gugu. Quando eles se conheceram em 2011, Thiago morava na Itália, em 2014 ele se mudou para Alemanhã, mas apesar desse afastamento, eles sempre mantinham contato: “um relacionamento muito sólido e próximo”.

Um visitava com frequência o outro e faziam várias viagens ao redos do mundo: “Não medíamos esforços para nos encontrar”. Ele ainda falou que Liberato era muito dedicado a mãe, aos irmãos e aos filhos.

Ao entrar no assunto homossexualidade, Salvático, foi questionado por que Gugu não se assumiu publicamente e ele respondeu: “Esse tema é muito sensível. As razões que levaram o Gugu a preservar a intimidade e a privacidade dele estão muito bem explicadas na ação. O local apropriado para essa discussão é a Justiça”, argumentou.

Thiago também foi questionado se o fato de Liberato não ter assumido, teria atrapalhado em algo no relacionamento deles:

“Desde o início ele deixou claro que deveríamos nos preservar. O que não significa dizer que vivíamos de forma secreta ou escondida. Muito pelo contrário. As pessoas mais próximas ao Gugu, com exceção dos filhos e da mãe dele, me conheciam. Gugu era muito reservado. Viajávamos juntos, ficávamos no mesmo quarto, fazíamos as refeições e os passeios juntos. No Brasil, eu também andava ao lado dele e frequentava todas as residências na condição de companheiro. Mas essa decisão de preservar a intimidade o impedia de abordar esse assunto livremente junto aos filhos, ao irmão, à mãe, aos fãs e à imprensa”, declarou.

O companheiro de Gugu ainda contou a sua interpretação sobre não ter sido incluso no testamento da herança do apresentador. Segundo Thiago, Gugu teria feito em 2011, onde eles ainda não se conheciam.

“Existe aí uma questão jurídica para advogados e para o juiz, mas o fato de eu não constar no testamento de 2011 não retira a minha condição de herdeiro, como companheiro. Eu sei o papel e a importância que tive na vida do Gugu. O nosso relacionamento só terminou em razão do falecimento dele. A minha pretensão é legítima. Eu tenho a obrigação de defender a nossa relação e a verdade. Apresentei muitos”, lamentou.

Salvático também exaltou a energia boa que Gugu tinha e que apesar de ter seus momentos de tristeza e preocupação, a alegria e as brincadeiras dele contagiava todos.

“O Gugu, que eu conheci na intimidade, era uma pessoa diferente do apresentador. Na TV, ele mantinha uma energia incrível e contagiava a todos com muita alegria. Eu brincava com ele: você não é o mesmo cara da TV. Ele sempre ria do meu comentário. Na intimidade ele era divertido e carinhoso, mas, em muitos momentos, ficava sério, reflexivo e preocupado, com coisas como a performance do programa, audiência, patrocinadores, renovação de contratos, como que inovar, negócios, produtora, criação e educação dos filhos, saúde da mãe, etc”, garantiu.

Thiago concluiu que a necessidade de preservação a intimidade e a privacidade contribuía para os momentos de angústia do apresentador. “Conversávamos muito sobre isso. Quando estávamos juntos, posso declarar com muita tranquilidade e segurança que ele era feliz”.

Por fim, o companheiro de Liberato ainda definiu o amado como uma pessoa que, apesar de ser bastante reservado e desconfiado com que ele não conhecia, ele era bastante correto, divertido, educado, gentil e carinhoso, segundo ele um verdadeiro cavalheiro.

“Era muito inteligente e workaholic (viciado em trabalho). Um filho que fez de tudo pelos pais e um pai apaixonado pelos filhos. Curioso por novidades, ele adorava conhecer novos lugares e culturas diferentes. Um companheiro que transmitia muito amor e que contribuía para o meu crescimento pessoal. Era muito observador e por isso sabia agradar as pessoas ao seu redor. Era simples na essência e não ficou deslumbrado pelo sucesso que conquistou”, admitiu.

Aos 32 anos, nascido em Criciúma, município de Santa Catarina, Thiago Salvático, atualmente mora na cidade de Paderborn, na Alemanha, é formado em Gastronomia pela Food Genius Academy (Milão, 2013) e é dono de duas sorveterias na cidade onde mora. (Varela Notícias)