Lider 87 FM

Laje: Rádio Líder FM abre fórum de debates para discutir efeito das fortes chuvas na região.

 

20141219_075708

Devido as fortes chuvas que caem no Vale do Jiquiriçá, e principalmente em Laje, o departamento de jornalismo da Rádio Líder FM/Laje mediado pelo radialista Walmir Brito abriu um fórum de debates durante o Programa Enfoc Geral na manhã desta sexta-feira (19) para atualizar a população sobre os eminentes riscos que correm em alguns pontos de declive na sede do município.

Estiveram presentes para debater os efeitos das fortes chuvas na cidade os professores do Colégio Estadual Ruy José de Almeida: Jairo Santos (Geógrafo), Uelington Peixoto (Geógrafo) e André Sandes (Geógrafo e doutorando em Educação). Durante o debate vários ouvintes participaram com indagações, orientações e parabenizando a iniciativa da emissora em levar mais conhecimento para a população. Segundo os professores, em relação aos aspectos físicos, Laje é um município construído na vertente esquerda do Rio Jiquiriçá e alguns fatores contribuem para os problemas encontrados.

20141219_075009

O solo dessa margem é oriundo de uma rocha calcária e por conta disso torna-se muito poroso. Aliado ao grande volume de água que tem precipitado o solo fica saturado, frágil e em função da lei da gravidade tende a descer. A questão crucial é que muitas pessoas moram ou do lado de cima dessas vertentes ou do lado de baixo, assim, ficam no caminho das terras e são arrastadas.

20141219_07164120141219_071712

É preciso que a prefeitura tome providencias urgentes no sentido de remoção das famílias dessas áreas para que não aconteça o pior. E, também é preciso que a população se conscientize de não cortar as árvores para não deixar o solo exporto o que vai apenas intensificar os processos de deslizamento de encostas.

Fonte: Rádio Líder FM/Laje. Por: Walmir Brito.