Prefeitura de Laje realiza IV Conferência Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (02) e quinta-feira (03), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a IV Conferência Municipal de Saúde do município de Laje, que servirá como base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde. A conferência, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, como gestores municipais, profissionais da área de saúde, servidores da Prefeitura e a população em geral, é uma importante ferramenta de construção coletiva, onde todos pensam as melhores estratégias para uma saúde cada vez mais eficiente.

Durante a abertura do evento, o Prefeito do município, Klédson Duarte (Binho de Mota), falou sobre as ações já realizadas no setor de Saúde nesses seis meses de governo, destacando a prioridade para um serviço inclusivo, acolhedor e humanizado. Ações como: aquisição e ampliação do atendimento odontológico, contratação de um enfermeiro e um odontólogo e melhorias no serviço de Tratamento, que contribuem para a realização do maior objetivo da gestão, que é retomar o crescimento do município e devolver aos lajistas o orgulho pela cidade.

A Secretária de Saúde do município, Kátia Andrade, foi convidada a palestrar sobre o tema “SUS com qualidade e eficiência: Um desafio para todos!”, onde falou sobre as Leis que regem o serviço de Saúde e os desafios enfrentados no setor, além de dar algumas orientações e compartilhar experiências para a melhoria do serviço. “Precisamos de momentos como esse, de construção coletiva, para chegarmos ao SUS que queremos.

Já no período da tarde, foram divididos os três grupos de trabalho, com os eixos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Participação e Controle Social; e Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão; Assistência em farmácia, cujos membros elaboraram as propostas para as melhorias na Saúde. Cada proposta foi amplamente discutida e votada em plenária pelos delegados do Conselho Municipal de Saúde. A partir daí, a relatoria da Conferência será encaminhada ao Conselho para aprovação e as ideias extraídas do Plano Municipal e do Plano de Governo serão somadas e analisadas para a construção do Plano Plurianual de Saúde (PPA).


Comentários

Os comentários estão fechados.