Prefeitura de Mutuípe confirma contaminação de mutuipense com a variante P1 da covid-19

Nesta terça-feira (06), a Prefeitura de Mutuípe esclareceu em sua página oficial no Facebook sobre a detecção de variante de atenção SARS-Cov-2 no município. De acordo com a nota publicada:

Em 31/03/2021, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACEN-BA/SUVISA/SESAB), notificou a detecção de “Variante de SARS-Cov-2” variante P1 “de Manaus ” em amostras de novo caso de Covid-19 relacionado com o município de Mutuípe-Ba.

Conforme investigação epidemiológica realizada, o referido caso, foi detectado em paciente enquanto estava em outro município, porém, o mesmo é residente do município de Mutuípe, e só retornou à cidade de residência após cumprimento de quarentena com isolamento domiciliar e tratamento do caso com alta por cura.

A variante identificada demanda especial atenção em razão de mutações capazes a acarretar maior transmissibilidade.

O município de Mutuípe está em alerta sobre o rastreamento e isolamento de todos os casos confirmados, suspeitos e contatos de indivíduos infectados pela covid-19.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância das medidas de prevenção e controle: utilização de máscaras, higiene das mãos, distanciamento social, e em caso de sintomas, procurar a Unidade de Saúde de atendimento a Covid-19, para atendimento clinico/testagem, e realização de quarentena.

Foi recomendado ainda que todas as viagens não essenciais sejam evitadas principalmente para as áreas onde foram detectadas as “variantes de atenção” (B1.1.7 e/ou P.1) conforme municípios relacionados abaixo:

Variante B.1.1.7 “do Reino Unido”: Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas e Salvador.

Variante B.1 “de Manaus”: Amargosa, Anguera, Brumado, Cipó, Cruz das Almas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Irecê, João Dourado, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Salvador, Santa Luz, São Sebastião do Passé e Serra Preta.


Comentários

Deixar uma Resposta