Qual é a diferença entre coronavírus, covid-19 e Sars-CoV-2? Entenda

(Pixabay/Reprodução)

Em momentos delicados como o da atual de pandemia, a atenção com as informações deve ser redobrada. É importante usar os termos corretos e entender a diferença entre eles. Nesse sentido, outro aspecto necessário de ser estudado é a nomenclatura do coronavírus.

Coronavírus

O vírus que causou o surto ganhou fama como “coronavírus”. Mas esse, na verdade, é o nome da família de vírus a que ele pertence (Coronaviridae).

Dentro dessa família, existem variações do vírus, como o Sars-CoV e Mers-CoV, que são conhecidas pelos cientistas. Eles também chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.

Sars-CoV-2

Para diferenciar essa nova variação que surgiu recentemente, no início, muitos especialistas se referiam a ele como o “novo coronavírus” (termo bastante usado pela imprensa). Depois, ele recebeu a nomenclatura temporária de 2019-nCoV. Até ter o nome oficial definido: Sars-CoV-2, que significa “síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2″.

Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a doença respiratória provocada pela infecção do novo coronavírus deverá ser chamada de Covid-19. O nome da doença resulta das palavras “corona”, “vírus” e “doença” com indicação do ano em que surgiu (2019).

A nomenclatura segue diretrizes internacionais que pedem para não se fazer referência a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas. O nome oficial evita a propagação de informações descontextualizadas e que possam gerar violência e preconceito. 

O vírus H1N1 em 2009, por exemplo, foi apelidado de “gripe suína”. Isso levou o Egito, por exemplo, a abater todos os porcos, apesar de a doença ser espalhada por pessoas.

Em resumo:

Covid-19 é a doença, Sar-CoV-2 é o vírus, e coronavírus é a família de vírus a que ele pertence.

(E Guia do Estudante)


Comentários

Deixar uma Resposta