Lider 87 FM

Moradores de municípios baianos prejudicados por chuvas recebem doação da Turquia

A Turquia, por meio da embaixada no Brasil, doou nesta terça-feira (22) eletrodoméstico a famílias que tiveram perdas materiais por conta das chuvas que caíram na Bahia entre o final de 2021 e início de 2022. O país do Oriente Médio atendeu ao pedido da Frente Parlamentar Brasil-Turquia da Câmara Federal, presidida pelo deputado baiano Félix Mendonça Júnior.

No total, foram entregues 120 fogões e 60 geladeiras a moradores atingidos pelas chuvas de três municípios: Ubaíra, Barra do Rocha e Itacaré. A ação aconteceu na quadra de uma escola de Ubaíra, município do Vale do Jiquiriçá que até hoje tenta se recuperar dos estragos causados pelas chuvas. O embaixador da Turquia, Murat Yavus Ates, esteve presente, assim como Félix, o vice-prefeito de Ubaíra, Eric Barreto, e o prefeito de Barra do Rocha, José Luiz Ramos Costa.

“Ficamos muito felizes em poder ajudar os brasileiros e baianos que foram vítimas dessa calamidade que atingiu o estado. Fortalecemos os laços de amizade entre os dois países”, afirmou o embaixador. “É uma ajuda pequena, mas de grande importância para as famílias contempladas. Percebemos isso no sorriso estampado de quem foi beneficiado. É gratificante. Agradecemos às autoridade turcas e à embaixada”, complementou o deputado.

As famílias foram selecionadas pelas três prefeituras com base nos cadastros sociais dos municípios. Todo o processo foi acompanhado pela embaixada. A primeira moradora contemplada foi a dona de casa Marinez Alves dos Santos, de Ubaíra. Ela ganhou um fogão. “Sofremos muito com as chuvas. Eu mesma perdi tudo. Fui recebendo ajuda de um, de outro, mas ainda não tinha o fogão”, contou.

“Fiquei surpreso com essa ajuda vinda de tão longe. É bom saber que outros países se mostram dispostos a ajudar os brasileiros, os baianos. Em Barra do Rocha, tivemos muitas famílias que perderam itens materiais e eletrodomésticos. De modo que toda a ajuda é bem-vinda. Agradecemos também ao deputado Félix, que fez a intermediação”, declarou o prefeito de Barra do Rocha. (Blog do Valente).