Um dos primeiros ministros a ser nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que cumpre mandato no Estado até o próximo dia 31 de dezembro.
“É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do Brasil e desenhar novos dias para a nossa gente ao lado de Lula”, afirmou em sua conta do Twitter.
Mas qual a função desse Ministério exatamente? Primeiro de tudo, é preciso ressaltar que é uma das pastas mais importantes para a sustentação do Governo. O chamado ministro-chefe é uma espécie de braço direito e principal interlocutor do presidente da República dentro do Palácio do Planalto.
A Casa Civil coordena a integração entre os ministérios da Esplanada, além de diversas ações do governo federal. O ministro da pasta costuma ser ouvido antes de decisões importantes de governo e ajuda na articulação política junto ao Congresso Nacional.
“Certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. Será o meu ministro-chefe na Casa Civil”, afirmou Lula durante o discurso.
Além de Rui Costa, outros quatro ministros também foram anunciados. José Múcio, ex-ministro do TCU, vai assumir a Defesa. Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, fica com o Ministério da Fazenda, recriado após desmembramento do atual Ministério da Economia.