A oposição Mutuípense já sabe que terá como adversário Carlinhos (PT) pela quarta vez, e novamente o desafio de tentar barrar a estratégia do Partido dos Trabalhadores de permanecer no poder, podendo chegar a 20 anos governado o município. Comentários dão conta de que a vereadora Néia (PSD) ou Erasmo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SINTRAF), será o vice do grupo de situação, se o embate for em pesquisa muitos já apostam em Erasmo pois tem leveza junto aos agricultores familiares e mais afinidade com o grupo, o atual vice-prefeito Kito (PRB) também já declarou querer continuar vice, mas as pretensões do atual gestor sinalizam para um substituto na vaga, afinal de contas ele nunca foi para duas eleições como o mesmo vice, Cabeça da Ambulância fundou o PROS no município, mas poucos acreditam que ele ou o partido consigam emplacar uma pré-candidatura de vice.
Carlinhos que vai a sua quarta tentativa, terá desafios enormes para continuar no comando do executivo, além da crise econômica que afeta diretamente as prefeituras, o gestor esbarrou em 2013, no precatório da família Ribeiro, argumento utilizado por ele mesmo, para justificar as poucas obras em execução, muito diferente dos outros mandatos.
Atrelado a isso a alta rejeição ao PT, bem como a sua pessoa que desde a eleição passada já enfrentava índices de rejeição altíssimos vencendo as eleições com muita dificuldade por uma pequena diferença de 97 votos.
Na oposição o discurso é de união, porém não falta pré-candidato, após 16 anos Béu Rocha (PMDB), segue acumulando bagagem na política, e teve nos últimos três anos seu nome ventilado por diversas pessoas, como aposta para derrotar Carlinhos, reeditando o ano 2000 num embate entre os dois, é certo que Béu conseguiu nos últimos anos devolver a oposição a mesa diretora da câmara de vereadores em uma articulação inédita, onde fez Junior Cardoso (PR) presidente da casa, e teve expressiva votação na campanha de deputados, o que acabou confirmado que ele é o principal adversário de Carlinhos, o ex-prefeito teve papel decisivo na conquista do PSB que se aliou ao grupo e também algumas lideranças que ele conseguiu agregar ao seu lado.
Béu não descarta a possibilidade de ser candidato, mas também não confirma o que gera grande especulação por parte da população de quem será a aposta do grupo, outro nome que já declarou pré-candidatura é Zé Carlos que já foi vice de Carlinhos e agora aliou-se a oposição.
Candidato em 2012 perdendo a eleição por 97 votos, Modeir (PP) não esconde o desejo em ser candidato novamente, mas agora com um desafio maior, conseguir agregar a oposição em torno de seu nome, ao longo de três anos ele acabou perdendo a musculatura adquirida no pleito passado.
O mais recente nome que surgiu no grupo de oposição foi o de Adson Marcio Lopes Leal – Marcinho da Orcontaf, que no início de outubro filiou-se ao PSDB, questionado por diversas vezes se era pré-candidato Marcinho desconversou, mas ao ser filiado no maior partido de oposição do país acabou confirmando as suspeitas de que ele poderá concorrer ao pleito no ano que vem.
Se para prefeito tem muitos pré-candidato para vice pode ter mais ainda, muito acreditam que Zé Carlos possa ser o vice da oposição, bem como muitos apostam que quando a janela partidária for aberta Paulo Argolo que atualmente está no PCdoB possa mudar de partido e ser abraçado pela oposição para que seja o vice, Argolo na reinauguração do plenário da câmara não escondeu a insatisfação com Carlinhos o que pode favorecer a aproximação ao grupo que pretende derrotar o atual prefeito, Hugo da farmácia que já chegou a ser sondado se aceitaria ser pré-candidato pode também concorrer a vaga. Por fim outro diretório partidário foi organizado em Mutuípe, o PPS atualmente comandado pela família Neri, tem o Advogado Ramon Neri que está entre os prováveis pré-candidatos do partido. (Mídia Bahia)