Parque dos Prazeres será aberto a visitação em dezembro de 2024, Cachoeira dos Prazeres está fechada há 10 anos e 9 meses.
Elaborado pela Prefeitura Municipal de Jiquiriçá em parceria com a Ecovale Engenharia, o projeto atende às exigências da Promotoria Ambiental e define as condições necessárias para a reabertura da Cachoeira dos Prazeres, tanto para visitação quanto para exploração econômica.
Horário de funcionamento e controle de acesso após reabertura da Cachoeira dos Prazeres
O Parque dos Prazeres funcionará diariamente das 7h às 18h. Alterações nos horários dependerão de autorização da prefeitura e da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.
Os visitantes deverão adquirir ticket de acesso, que podem ser comprados de forma automática ou manual, e receberão pulseiras de identificação. O acesso diário será limitado a 2.500 pessoas, incluindo moradores locais e turistas.
-
Taxa de Acesso: Ainda não foi definido o valor da taxa, que será discutido em sessão da Câmara de Vereadores na próxima semana.
-
Isenções e Benefícios:
-
Moradores locais terão entrada gratuita mediante apresentação de documentação e comprovante de residência.
-
Idosos e estudantes terão direito à meia-entrada.
-
Crianças menores de 10 anos não pagam.
-
Controle de excursões e transporte
Para garantir a organização, até 40 ônibus poderão acessar o parque diariamente, desde que agendados com antecedência. Informações como dados do condutor, organizador da excursão e visitantes devem ser fornecidas no ato do agendamento junto a RDS Serviços Ltda, por meio de contato telefônico, e-mail, ou pessoalmente.
-
Excursões não autorizadas serão penalizadas com multas e remoção dos veículos.
-
Um ponto de embarque e desembarque foi construído no bairro Prazeres, e os veículos serão direcionados para estacionamentos privados ou áreas específicas ao longo da BR-420.
-
A via de acesso a cachoeira terá sentido único, o estacionamento a direita está limitado a cem carros e motos.
Infraestrutura e sustentabilidade
-
Resíduos Sólidos: A RDS Serviços será responsável pela coleta diária de lixo, com descarte no aterro sanitário local.
-
Banheiros: O parque contará com banheiros ecológicos com sistema de biodigestores ao lado da cachoeira e na praça de alimentação.
-
Segurança e Saúde:
-
Policiais militares e seguranças particulares atuarão no controle do parque, incluindo a fiscalização de entrada de alimentos e bebidas.
-
Um técnico de enfermagem e uma ambulância estarão disponíveis para emergências.
-
Preservação ambiental após a reabertura da Cachoeira dos Prazeres
Inserida na Mata Atlântica, a Cachoeira dos Prazeres passou por mudanças ao longo dos anos. O concessionário dará continuidade à restauração ambiental, com o plantio de espécies nativas e recuperação de áreas degradadas.
Proibições e regras de uso
-
Equipamentos sonoros e instrumentos musicais de percussão estão proibidos.
-
Alimento e bebidas também não poderão passar pelas catracas.
-
A qualidade da água será monitorada semestralmente, garantindo conformidade com normas ambientais.