Lider 87 FM

É campeão! Bahia empata com o Vitória no Barradão e conquista o Campeonato Baiano

Em um clássico eletrizante e cheio de emoção até os minutos finais, o Bahia conquistou o Campeonato Baiano de 2025 ao empatar com o Vitória por 1 a 1 na tarde deste domingo, 23, no Barradão. Com a vantagem conquistada no jogo de ida, quando venceu por 2 a 0, o Tricolor garantiu o troféu estadual pela 51ª vez em sua história.

O Rubro-Negro, empurrado pela torcida, iniciou o jogo com grande ímpeto ofensivo, buscando reverter a vantagem do Tricolor, mas parou nas boas defesas de Marcos Felipe, goleiro do Bahia, que fez boas intervenções durante o jogo.

O gol marcado pelo lateral-direito Claudinho, marcado aos 38 minutos do segundo tempo, deu confiança para o Leão da Barra no final do jogo, mas o Esquadrão de Aço soube administrar o resultado e, já nos minutos finais, definiu de vez a conquista com um gol do atacante Kayky, que decretou o empate e selou a festa tricolor.

O resultado garantiu ao Bahia o seu 51º título estadual, além de impedir que o Vitória conquistasse o bicampeonato consecutivo. A conquista também é histórica para o técnico Rogério Ceni, que completou neste domingo sua 101ª partida à frente do Esquadrão de Aço e conquistou seu primeiro título pelo clube.

Agora campeão baiano, o Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira, 26, para enfrentar o Ceará, em jogo atrasado da 4ª rodada da Copa do Nordeste. O confronto acontece na Arena Fonte Nova, às 19h.

Já o Vitória buscará a virada de chave na temporada diante do Moto Club, do Maranhão, no mesmo dia, às 21h30, na cidade de São Luís, pela sétima e última rodada do Nordestão.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 1 Bahia – Final do Campeonato Baiano

Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Claudinho), Neris, Lucas Halter e Jamerson (Hugo); Baralhas, Ricardo Ryller (Gustavo Mosquito), Ronald Lopes (Carlinhos) e Matheuzinho; Wellington Rato (Fabrício) e Janderson. Técnico: Thiago Carpini.

Bahia: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Everton Ribeiro (Erick) e Jean Lucas; Erick Pulga (Kayky), Ademir (Gilberto) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão)

Gols: Claudinho, aos 38′ do segundo tempo e Kaiky, aos 62′ do segundo tempo

Cartões amarelos: Caio Alexandre, Gabriel Xavier, Kanu, Santiago Mingo (Bahia), Matheuzinho, Wellington Rato, Raul Cáceres, Baralhas e Lucas Arcanjo (Vitória)

Cartões vermelhos: Cauly, Danilo Fernandes, Caio Alexandre (Bahia) e Zé Marcos (Vitória)

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, assistido por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Nailton Junior de Sousa Oliveira. Wagner do Nascimento Magalhães é o quarto árbitro.

VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira