Lider 87 FM

Operação “O Barato que Sai Caro” desarticula esquema de motos adulteradas em Cruz das Almas

Uma operação conjunta das forças de segurança foi realizada na terça-feira (8) com o objetivo de desmontar um esquema criminoso ligado a furtos, roubos, adulteração e comércio ilegal de motocicletas no Recôncavo baiano. A ação aconteceu em Cruz das Almas.

Batizada de “O Barato que Sai Caro”, a operação foi conduzida pela Polícia Civil em parceria com a 27ª CIPM. O nome faz referência aos riscos de adquirir veículos de origem ilícita, muitas vezes vendidos por preços abaixo do mercado. As diligências ocorreram de forma simultânea em cinco oficinas localizadas na região da Pumba. De acordo com as investigações, os locais eram utilizados por um grupo estruturado para adulterar motocicletas e abastecer o mercado clandestino, com atuação em diferentes cidades do Recôncavo.

Segundo a polícia, a organização criminosa atuava desde o furto e roubo dos veículos até a modificação dos sinais identificadores, permitindo a revenda como se fossem motos de leilão. Há indícios de ligação entre esse tipo de crime e o tráfico de drogas na região.

Ao todo, 10 suspeitos foram conduzidos à delegacia e devem responder por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, crime que prevê pena de três a seis anos de prisão, além de multa. Durante a operação, 24 motocicletas com indícios de adulteração foram apreendidas. Os veículos passarão por perícia no Departamento de Polícia Técnica, em Santo Antônio de Jesus. Até o momento, pelo menos três já foram identificadas como roubadas.

Também foram recolhidas peças de motos e ferramentas utilizadas nas adulterações, como lixadeiras, esmeris e equipamentos de gravação. Aparelhos celulares dos suspeitos foram apreendidos e serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.

A Polícia Civil informou que as apurações continuam e não descarta novos desdobramentos a partir do material coletado.

Fonte: Voz da Bahia