O Comandante do 14º BPM (Batalhão da Polícia Militar), o Tenente-Coronel Jader Martins, detalhou como a PM (Policia Militar) irá trabalhar para garantir a segurança nas eleições deste domingo (07). Segundo Jader, a PM contará com reforço, cobrirá tanto a zona rural quanto a urbana e está preparada pra qualquer situação atípica que possa ocorrer, “nosso maior reforço é a chegada do Coronel Ronaldo Souza Tosta, oficial designado pelo Comando Geral que vai também nos ajudar e jogar luzes em todas as nossas ações de policiamento porque além da experiência que tem não só como Coronel da Polícia Militar, mas como profissional da área de segurança a mais de 30 anos já participando de eleições”, explicou em entrevista. Ainda segundo o militar, o Coronel Ronaldo dará apoio a outras cidades da região também, “ele chega não só para dar apoio a mim, mas como a Cruz das Almas e Amargosa de sorte que no campo do policiamento fico bem tranquilo porque sabe que tem o apoio de um oficial experiente e que pode contribuir para a melhoria do serviço”, explicou.
Efetivo da PM: Em se tratando do número de policias disponíveis para o pleito, o coronel informou que só em Santo Antônio de Jesus haverá mais de 150 policias, “no município nós estamos com o aporte do Batalhão, com 168 policiais, em todo o Batalhão, eu tenho 11 cidades pensadas, Santo Antônio mais 10, eu tenho um efetivo de 281 policiais. A esse efetivo eu adiciono a Guarnição de Rondesp (Rondas Especiais), somo a Guarnição de CIPE (Companhia de Polícia Especializada), ainda mais o pessoal da área de inteligência. Então, estou com um efetivo que considero interessante para esse evento. Já que a primeira ideia nossa é que o evento seja um evento tranquilo que ela se desenvolva de uma forma em paz. Qualquer que seja o senão nós temos condições de fazer frente ao evento”, disse.
Divisões de áreas de atuação da PM: A PM trabalhará por áreas durante o pleito, buscando abranger tanto a zona rural quanto a zona urbana de maneira satisfatória, “cada área será comandada por um (a) capitão (ã). Podemo-nos pegar os oficiais nossos intermediários, e aplicar no policiamento. Nós preferimos aplicar o Capitão que é um oficial intermediário, dividindo a cidade em duas partes: a primeira parte, que é o centro da cidade fica com o Capitão Elismar e a segunda parte, que é a parte do São Benedito e etc., fica com a Capitã Isa, e a zona rural nós temos lá o Capitão Mário mais a tenente Maiara. Toda área do Batalhão, seja urbana ou rural, está devidamente coberta com o policiamento comandando sempre por um oficial. Em Nazaré, eu tenho lá o Tenente Hélio que é o Tenente da Companhia mais o Tenente Lisandro, e no Vale eu tenho lá o Capitão Rodrigo que é o Capitão da Companhia, mais o Capitão Godin”, assegurou Matias.
Parceria com o Judiciário: A importância da parceria entre a PM e o judiciário também foi ressaltada durante a entrevista. Segundo o comandante do14º BPM, em uma reunião a PM foi instruída por juízes para que se alinhem as ações, “eles contribuem decisivamente para esse processo, inclusive sugeriram reuniões. Nós reunimos a tropa em um espaço aqui da cidade, os juízes foram para lá para orientar a tropa de como deveria ser o papel da PM nesse evento. A tropa que está na ponta do sistema é um diferencial porque eles têm dúvidas sobre como agir, as dúvidas deles são tiradas por um juiz ele sai mais fortalecido do processo”, ressaltou.
Possíveis manifestações: Sabemos que muitas vezes acontecem manifestações populares nesse período eleitoral, assim que os resultados parciais começam a serem divulgados, ou mesmo quando as apurações das urnas terminam, há pessoas que tentam de alguma forma burlar a lei através do uso de bebidas alcoólicas, o Comandante informou que a PM estará preparada para esses possíveis eventos, “além dos policias designados para cada local de votação eu tenho uma equipe de prontidão no cartório exatamente para qualquer que seja a dificuldade. Se houver qualquer manifestação nós já temos também um efetivo pensado para atuar nesse local. Tomamos o conhecimento que pessoas pegam isopor e colocam bebida alcoólica e levam pra frente do local de votação, tudo isso vai ser coibido”, informou.
Postura do eleitor: Matias pede a colaboração da população para vir apoiar a PM durante o pleito, “é muito importante para que se evitem maiores problemas, e para o Comandante exercer sua cidadania de forma consciente é uma das maneiras do eleitor ajudar nesse processo, a gente espera que ele vá de forma consciente escolha o que ele acha que é o melhor para ele ou para o país dele, pra cidade, e contribua de forma pacifica para que nos tenhamos um pleito em paz. Qualquer situação que saia dessa vertente encontrará a PM para colocar o trem no trilho”, concluiu. (Vozda Bahia)