Lider 87 FM

Laje: Sinair Fialho, gerente do Banco do Brasil explica em seminário sobre linha de crédito para agricultores

20141211_094947

Aconteceu na manhã da ultima quarta-feira, 11/12, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Laje, o Seminário para produtores de cacaueiros, realizado pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) de Laje, em parceria com o Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal.

Representando o Banco do Brasil (BB), o gerente da agência de Laje, Sr. Sinair Fialho, fez uma explanação sobre crédito rural. Depois que outros palestrantes explicaram como funciona todo processo da produção cacaueira e sobre a implantação da estufa ecológica, que pode ser financiada pelo BB, Fialho destacou a importância da junção da mão de obra com o trabalho e a preservação do meio ambiente, resultando assim no desenvolvimento regional sustentável. Em uma analogia, foi comparado o crédito como remédio e a lavoura como ser humano, entendendo que quando a pessoa está doente, deve-se procurar um especialista para indicar o melhor remédio, assim deve fazer o agricultor, procurar o gerente do banco para ser apresentada a melhor linha de crédito para salvar, ou melhorar, sua lavoura. Com essa assessoria, o capital será bem empregado, com segurança.

20141211_095128

Segundo Fialho, o crédito rural, que tem a menor taxa de juros, está baseado no Manual do Crédito Rural, sancionado pela Presidência da República, e que os produtores rurais devem ficar atentos, pois quando há uma mudança do destino dado ao capital, e quando constatado pelos fiscais, é configurado como desvio de informação, e pode prejudicar muito o produtor rural.

20141211_094934

Dedicado, há dois anos, na criação da COOPERLAJE, mas que tem enfrentado a resistência e não participação dos verdadeiros interessados, Sinair Fialho acredita que deveria haver um fortalecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, tendo em vista que o município de Laje tem sua extensão territorial de 75% de área rural e sua economia também é baseada nesse setor. Ele ainda ressaltou a parceria que o Banco do Brasil mantém com a CEPLAC, com vista a trazer maiores benefício ao produtor rural de Laje.

Fonte: Rádio Líder FM/Laje. Por: Ranirlei Quadros