O movimento leva a bandeira da emancipação social feminina para a Bahia
Nesta sexta-feira (13), os municípios de Laje e Mutuípe durante o dia e programado para Santo Antônio de Jesus a noite terem a presença da caravana do “Move Mulher Empreendedora”. O movimento traça um diagnóstico do empreendedorismo feminino local, de maneira participativa, para a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Feminino, Inovação e Negócios para o Estado da Bahia.
O mesmo já identificou que 70% das pessoas desempregadas na pandemia são mulheres e, no Brasil, apenas São Paulo é considerada uma cidade propícia ao empreendedorismo feminino. Em entrevista a equipe da Rádio Líder FM de Laje, Roberta Caires, coordenadora do movimento disse que é preciso mudar essa realidade na Bahia com políticas públicas de capacitação, acesso a crédito e tecnologia “nosso desafio é formar redes entre elas, para gerar negócios, troca de informações e oportunidades”, completou.
Não importa o tamanho do negócio, as empreendedoras serão ouvidas para mapeamento das necessidades e do potencial do empreendedorismo feminino baiano. De acordo com o Sebrae, a Bahia representa 6% do total de empreendedoras do país, quase 500 mil empreendedoras, 57% delas são chefes de domicílio e 82% ganham até um salário mínimo.
Cada evento dura duas horas, com Oficina de Empreendedorismo, Certificado de Participação, além da apresentação do mini-documentário Move Mulher. O Move Mulher já esteve em Lauro de Freitas, Candeias, Nazaré, Camaçari e Mata de São João. Em Salvador, foi a Periperi, Liberdade e Cajazeiras.
Ao final do evento todas participantes receberam certificados.
Fonte: Rádio Líder FM/Laje.