
A Polícia Civil da Bahia apreendeu, na manhã desta segunda-feira (16), um adolescente por ato infracional análogo ao crime de pedofilia. A ação ocorreu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, e resultou também na apreensão de celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos contendo material de abuso sexual infantil.
De acordo com a corporação, o jovem armazenava e compartilhava pornografia infantil em ambientes virtuais. As investigações indicam que ele participava de uma rede internacional de pedofilia, onde conteúdos ilegais eram trocados e, em alguns casos, comercializados por meio de grupos em redes sociais.
A operação foi realizada por equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Núcleo Especializado de Repressão aos Crimes Sexuais contra Criança e Adolescente no Ambiente Virtual (NERCCA), NEAM/Santo Antônio de Jesus e Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CATTI/Leste).
As apurações começaram há cerca de um mês, em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Federal, com foco no enfrentamento a crimes de abuso e exploração sexual de menores.
O adolescente e os equipamentos apreendidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos na rede criminosa.(Voz da Bahia).