Na manhã desta terça-feira (08), a BR-420 no perímetro de Santa Inês, foi interditada por manifestantes que cobravam a prisão do responsável pela morte de Nilton de Jesus Santos, ocorrida no último domingo (06). A manifestação bloqueou pelo menos três trechos da via, utilizando objetos grandes e fogo.
O crime
Nilton de Jesus Santos, de 38 anos, foi morto no dia das eleições municipais, no último domingo, vítima de golpes de faca. As circunstâncias e a motivação do crime ainda não foram divulgadas.
Tentativa de linchamento
Na noite desta segunda-feira (07), um homem foi detido e agredido pela população local por suspeita de envolvimento no crime. Em um vídeo ao qual o Mídia Bahia teve acesso, ele aparece entrando no veícilo do Samu, enquanto dezenas de pessoas, com os ânimos exaltados, gritam ofensas.
O homem, cuja identidade não foi revelada, foi encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, onde também foi instaurado um inquérito.
Manifestação
Considerando que, em decorrência das leis que vigoram durante o período eleitoral, nenhum eleitor poderia ser preso, exceto em flagrante, a população temeu que o suspeito pudesse fugir ou ser liberado. Segundo informações da Polícia Militar, essa insegurança motivou as manifestações.
A interdição da via foi contida com a chegada dos militares, que detiveram dois participantes, os quais também foram impelidos a desfazer as barricadas. Com o auxílio da prefeitura, um caminhão-pipa foi utilizado para apagar as chamas.(Mídia Bahia).