O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu telefonema do presidente de Israel, Isaac Herzog, na tarde desta quinta-feira (16/11). A conversa ocorre após o líder brasileiro subir o tom sobre a guerra, ao tratar a atuação israelense no conflito como terrorismo. No telefonema, que durou cerca de 40 minutos, trataram de temas como a libertação dos reféns, a saída de brasileiros da Faixa de Gaza e a necessidade de existência pacífica entre Israel e Palestina.
De acordo com a Presidência da República, os dois conversaram sobre a situação dos reféns sequestrados pelo Hamas, momento em que o líder israelense pediu a Lula que reforçasse o apelo pela libertação, em articulação com outros países da América Latina. No contato, Lula agradeceu o apoio israelense na repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e parentes palestinos.
Nesse sentido, o Planalto ressaltou que Lula ouviu do presidente Herzog que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez. O presidente Lula, no telefonema, ainda ressaltou que o Brasil esteve envolvido com a criação do Estado de Israel e continua convencido da importância da solução de dois Estados, “com Israel e Palestina vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente aceitas”.
Lula reafirmou o repúdio a atos de antissemitismo e reiterou o empenho do governo brasileiro para coibir essas manifestações. (Metrópoles)