O Bahia deu o pontapé inicial na decisão das oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira, 17. Diante do Santos, na Vila Belmiro, o Tricolor sofreu pouco, criou oportunidades, mas não conseguiu tirar o zero do placar.
A partida de volta está marcada para 31 de maio, na Arena Fonte Nova. Neste sábado, 20, às 16h, o Bahia recebe o Goiás, pela 7ª rodada do Brasileirão.
O jogo
Assim que o árbitro autorizou o início da partida, as duas equipes evitaram arriscar e ficaram os minutos iniciais se estudando. A primeira grande chance foi do Bahia, aos 15 minutos, depois que Marcos Felipe fez rápida reposição para Jacaré, que limpou a marcação e tocou na ponta esquerda para Biel. O camisa 11 tricolor tirou Rodrigo Fernández da jogada e finalizou com o pé direito, mas João Paulo caiu para espalmar.
O Bahia tinha menos posse de bola, mas era mais perigoso quando chegava ao ataque. Aos 22, Jacaré cruzou para a área, mas a bola não ganhou altura. O zagueiro tricolor David Duarte conseguiu ajeitar o corpo e acertar um chutaço, mas João Paulo, bem colocado, espalmou mais uma. O Santos respondeu aos 33, em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, que Lucas Pires recebeu e cruzou rasteiro para Deivid Washington marcar, mas após análise do VAR, foi assinalado o impedimento do lateral santista.
Três minutos depois, o Bahia aproveitou espaço na intermediária do Peixe e chegou com perigo mais uma vez. Biel tocou para Cauly, que avançou, ajeitou a bola e chutou de fora da área, mas João Paulo, com uma defesa de mão trocada, desviou para a linha de fundo. O goleiro do Santos foi o principal destaque dos primeiros 45 minutos e o responsável pelas equipes irem para o intervalo com o placar zerado.
Segundo tempo
As equipes voltaram do vestiário com um ritmo abaixo da primeira etapa e o jogo ficou morno. O Santos ficou ainda mais tempo com a posse de bola, mas teve muitas dificuldades para chegar à área do Bahia. Por outro lado, o Tricolor não encaixou contra-ataques e as substituições feitas por Renato Paiva não mudaram a situação.
O lance de mais perigo do Bahia na segunda etapa foi aos 16 minutos, quando Everaldo tabelou bonito com Cauly e rolou para Biel, que finalizou à direita do goleiro do João Paulo. Quatro minutos depois, uma situação inusitada: o árbitro Savio Pereira Sampaio se chocou com o volante Rezende e teve um sangramento no supercílio. Os médicos de Bahia e Santos atenderam o profissional e, após recuperado, ele voltou a campo com uma touca de natação.
A partida seguiu sem grandes emoções, até que nos acréscimos, já aos 50 minutos, Bruno Mezenga foi lançado na área, ganhou a disputa por cima e cabeceou para o gol. Marcos Felipe se esticou todo e tocou para a linha de fundo, evitando que o Santos abrisse o placar e levasse a vantagem para o confronto de volta. (A Tarde).