SBH As cirurgias para correção de hérnias da parede abdominal realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia, estado do nordeste brasileiro, saltou de 12,3 mil em 2021 para 27,4 mil em 2022, com crescimento de 122% no número de procedimentos realizados, conforme divulgado pelo DataSus.
De janeiro a julho de 2023 o sistema aponta a realização de 18,8 mil hernioplastias, o que representa 68% das operações realizadas no ano anterior. Do início de 2021 até agora foram contabilizadas 58,6 mil procedimentos, sendo 11 mil em caráter de urgência, o que representa 19% do total de atendimentos.
O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), Dr. Marcelo Furtado, explica que existem diferentes tipos de hérnias abdominais. “Elas podem atingir a virilha, o umbigo, o local de uma cicatriz anterior ou a região epigástrica. Em todos os casos a cirurgia é a única forma de tratamento eficaz e sem os cuidados médicos adequados ocorre a progressão da doença que, além de aumentar de tamanho, pode ter sérias complicações”.
Entre os possíveis quadros estão o encarceramento e o estrangulamento, situação que exige cirurgia de emergência e pode levar a óbito sem o atendimento. Geralmente o paciente apresenta um quadro de dor intensa, acompanhado de náuseas e vômitos.
O QUE SÃO AS HÉRNIAS – Trata-se de um defeito ou uma abertura nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura passe através dele, como explica o vice-presidente da SBH, Dr. Gustavo Soares. “Podem ocorrer em qualquer idade, mas, atingem principalmente os adultos.
Como trata-se de uma abertura na musculatura o tratamento é exclusivamente cirúrgico, com exceção da hérnia de hiato [no estômago] que pode ser tratada com medicamentos. Ainda que hérnias possam ocorrer em muitos lugares no corpo humano, elas são mais comuns na parede abdominal”. A doença atinge entre 20% e 25% dos adultos no Brasil. JORNADA NORDESTE DA SBH – A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal vai realizar no dia 11 de novembro a Jornada Nordeste da SBH, em Porto Seguro (BA).
O objetivo do evento é levar atualização científica aos cirurgiões regionais que atuam no tratamento desta doença. De acordo com o coordenador local do evento, Dr. Luiz Vianna, serão abordadas questões importantes no cotidiano do cirurgião. “Vamos discutir sobre técnicas cirurgias tradicionais, cirurgias robóticas e métodos inovadores para o tratamento das hérnias, além de oferecer um curso hands on para residentes”, explica. A Jornada vai acontecer no Hotel Vitória Régia, a partir das 8 horas. (Atualiza Bahia)