O Bahia é o campeão baiano de 2023. O Tricolor superou a equipe do Jacuipense, pelo placar de 3 a 0, na tarde deste domingo, 2, na Arena Fonte Nova. A equipe controlou a partida, mas só conseguiu abrir o placar na segunda etapa. Everaldo, Cauly e Jacaré brilharam para o Tricolor e marcaram os gols da partida que deu o 50º título estadual para o Bahia. O Jacuipense, que disputou a segunda final do Campeonato Baiano seguida, ficou novamente com a segunda colocação do torneio. A final do Campeonato Baiano registrou 48.598 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova.
O JOGO
O Bahia começou a partida criando as melhores oportunidades. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Jhoanner Chávez invadiu a área e balançou as redes do Jacuipense, mas pelo lado de fora. A resposta do adversário aconteceu apenas aos 19′, quando Welder arriscou de longe e o goleiro Marcos Felipe defendeu sem dificuldades. Aos 22′, o Bahia voltou a se aproximar do primeiro gol. Depois de bela jogada com Acevedo, Cauly encheu o pé e acertou a trave do goleiro Jean, que chegou a desviar a finalização. Aos 26′, Welder deixou Biel no chão e cruzou rasteiro, mas Marcos Felipe precisou deixar a meta para afastar o perigo. Vitor Jacaré também arrancou um grito de gol da torcida. Aos 29′, o atleta aproveitou cruzamento de Biel e acertou a rede pelo lado de fora. A primeira etapa terminou equilibrada, mas com o Bahia criando mais oportunidades.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Bahia foi para a pressão. Logo no primeiro minuto, Jean salvou o Jacuipense de sofrer o primeiro em jogada de Biel. Apesar da forte presença ofensiva, o primeiro gol só aconteceu aos 21 minutos do tempo complementar. Chávez ganhou na velocidade e acertou cruzamento para Everaldo, que tocou para o gol aberto e colocou o Tricolor em vantagem na decisão. Dois minutos depois, o Bahia ampliou a vantagem. Após passe de Everaldo, Cauly acertou grande chute e venceu o goleiro Jean para aproximar o Tricolor do 50º título do Campeonato Baiano. Em desvantagem no placar, o Jacuipense tentou sair para o ataque, mas o Bahia seguiu criando as melhores oportunidades. Aos 47 minutos do segundo tempo, Biel invadiu a área do Jacuipense e foi derrubado. O árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Vitor Jacaré passou pelo goleiro Jean e deu números finais ao jogo que marcou a conquista do 50º título do Campeonato Baiano pelo Bahia. (A TARDE)