Robert Lewandowski e Lucy Bronze – os melhores do mundo 2020 / Foto: AFP
A Fifa realizou nesta quinta-feira (17) a cerimônia do prêmio The Best, que elege os melhores do futebol mundial na última temporada em diferentes categorias do futebol masculino e feminino. O polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Campeão da Champions, da Bundesliga e da Copa da Alemanha com o clube bávaro, o atacante repete o feito de Luka Modric, que venceu o prêmio em 2018.Lewandowski e Modric são os únicos a interromperem o domínio de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que dividiram 11 dos 13 troféus entregues desde 2008. O argentino, com seis, e o português, com cinco premiações, foram superados pelo polonês entre os finalistas da edição deste ano. A melhor atleta do planeta eleita pela Fifa, foi a lateral direita inglesa Lucy Bronze, hoje jogadora do Manchester City. A britânica, porém, conquistou o troféu pelo desempenho na temporada passada com o Lyon, campeão da Champions League feminina.
Manuel Neuer, 34, foi eleito o melhor goleiro do mundo na premiação. Campeão da última Champions League masculina com o Bayern de Munique, o alemão, bicampeão europeu com os bávaros, fatura o seu quinto prêmio individual da Fifa.
Entre as mulheres, a eleita foi a goleira francesa Sarah Bouhaddi, 34, multicampeã pelo Lyon. Com o título da última Champions feminina ao lado de Lucy Bronze, a arqueira somou sua sétima taça europeia pelo clube, potência no futebol das mulheres.
Ainda no futebol feminino, a holandesa Sarina Wiegman ficou com o prêmio de melhor treinadora da modalidade. Campeã da Eurocopa e vice-campeã mundial no comando da Holanda, Wiegmann foi contratada em setembro deste ano pela seleção inglesa. No futebol masculino, o alemão Jürgen Klopp faturou seu segundo troféu consecutivo de melhor treinador do mundo. O técnico do Liverpool levou o clube inglês à conquista da Premier League na temporada passada, título que o time não conquistava havia 30 anos.
O sul-coreano Son Heung-min, 27, superou o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo, e ficou com o Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada. O golaço eleito pela Fifa foi anotado contra o Burnley, em dezembro de 2019, pela Premier League, no qual Son arrancou desde o campo da defesa e invadiu a área adversária para marcar.
No Fifa Fan Award, prêmio que elege torcedores símbolo, o troféu ficou com o brasileiro Marivaldo Francisco da Silva. Torcedor do Sport, ele caminha 60 quilômetros desde a sua cidade, Pombos, até o Recife para assistir aos jogos do clube de coração. A caminhada dura cerca de 12 horas. Sua história ficou conhecida depois que a Globo realizou uma reportagem com o pernambucano, exibida em setembro de 2019.
A distinção vencida por Marivaldo foi escolhida exclusivamente pelo voto popular. Esta é a segunda edição seguida do The Best em que o Brasil fatura o prêmio. No ano passado, a palmeirense Silvia Grecco, mãe do jovem Nickollas, foi eleita a torcedora símbolo no Fifa Fan Award.
*
Veja todos os ganhadores do Fifa The Best
Melhor jogador do mundo
Robert Lewandowski, Bayern de Munique (ALE)