Imagem Ilustrativa / Google Imagens
Uma criança morreu após ser picada por escorpião dentro de uma residência no Km 22, na zona rural de Laje. Maria Clara Miranda dos Santos, 7 anos, estava na casa da avó quando foi picada na região do tórax e face. Ela chegou a ser encaminhada para o hospital por volta das 02h desta quarta-feira, dia 23, foi regulada, mas não resistiu. Uma tia da criança também teria sido picada, mas passa bem.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são
1ª Lavar o local da picada com água e sabão;
2ª Manter o local da picada voltado para cima;
3ª Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
4ª Beber bastante água;
5ª Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.
Os tipos de escorpião mais perigosos são o escorpião amarelo, marrom, amarelo do nordeste e escorpião preto da Amazônia, mas a gravidade do quadro depende, também, da quantidade de veneno que foi injetada e da imunidade de cada pessoa.
Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, é recomendada a aplicação de compressas com água morna, e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico.
Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo. Nestes casos, também é feita a hidratação com soro fisiológico na veia e observação por algumas horas, até os sintomas terem desaparecido.
-
Para prevenir a picada de escorpião, é recomendado tomar alguns cuidados em casa, como:
-
Manter a casa limpa, retirando acúmulos de sujeira atrás de móveis, cortinas e tapetes;
-
Limpar o quintal ou jardim, para evitar acúmulo de entulhos e lixo nestes locais;
-
Evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas;
-
Manter animais como galinha, coruja, gansos ou sapos no quintal, pois são predadores dos escorpiões;
-
Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los.
A limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras. Saiba o que fazer, também, em situações de picada de aranha e picada de cobra. (Blog do Valente)