A deputada Maria Del Carmen do (PT), em indicação endereçada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, solicitou a construção de um complexo educacional de 2º grau no município de Mutuípe. A petista assegurou que a iniciativa se justifica pela necessidade de oferecer a estrutura adequada para que a rede estadual de educação opere na cidade com ensino em tempo integral, como determinado pela SEC.
Segundo afirma a legisladora, “tal decisão é inviável, pois o Colégio Estadual Professor Aloísio Dias vem enfrentando problemas em sua estrutura física e administrativa”. Atualmente, o colégio tem 865 alunos matriculados e conta com apenas oito salas de aula para atender toda a demanda educacional. A situação é bastante crítica, adverte Maria Del Carmen, preocupada com a superlotação: “São quatro turmas pela noite, seis turmas pela tarde e oito turmas pela manhã. Neste turno das primeiras horas do dia com todas as oito salas superlotadas, com mais de 40 alunos”.
A presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA ressalta que a unidade atual também não possui equipamentos e nem um espaço a serviço desses jovens, com possibilidades reais de promover atividades de cultura, lazer, entretenimento, educação, e outras atividades formativas de cunho tecnológico, “em consonância com a proposta de ensino de tempo integral”.