A Instituição Guarda Mirim Gileade de Sapeaçu, em comemoração ao 9º Aniversário de fundação, promoveu o IV Seminário de Cidadania nos dias 14 e 15 de setembro, em dois turnos, no auditório do Centro de Educação e Cultura de Sapeaçu, com a participação dos alunos do Ensino Médio e Fundamental, professores, diretores e coordenadores dos colégios da região. A coordenadora do projeto Maria Eugenia, informou que o objetivo do evento foi formar jovens protagonistas, capazes de ações responsáveis, dignos de mais uma participação social em busca de seus direitos e além do mais, dispostos a lutar por uma sociedade menos violenta e desigual.
A abertura foi realizada pelo Promotor de Justiça substituto da comarca de Sapeaçu, Dr. Marcel Bittencourt. Na oportunidade, foi explanado sobre o uso seguro da Internet, propiciando um ambiente virtual com mais ética e responsabilidade. Abordou, ainda, a temática dos atos infracionais como sendo uma conduta desrespeitosa à lei, à ordem pública, ao patrimônio que quando cometidos por crianças e adolescentes acarreta aplicação de medidas de proteção e medidas socioeducativas, respectivamente.
O Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Estado da Bahia, NUCCIBER representado pelas servidoras Fernanda Veloso e Elizângela Nogueira abordaram a tecnologia dos jogos online, especificamente os que trabalham com a Realidade Aumentada. A exemplo da grande febre do momento, o Pokémon Go que vem sendo alvo de muitas discussões.
No dia 15 /09/2016 tivemos como palestrante a Professora e Socióloga Edelzuite Ramos Sodré abordando o tema: Globalização da Diversidade e o Representante do SEBRAE falando sobre Juventude, Empregabilidade e Empreendedorismo. Aproximadamente 800 pessoas participaram do evento, englobando alunos de escolas públicas e privadas, acompanhado de seus respectivos professores. E no dia 18/09 aconteceu o encerramento das festividades com o desfile Cívico tendo como convidada a Banda Marcial BAMASFIM de Nazaré –Ba. ( ASCOM)