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Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Os estudantes precisaram elaborar o texto em até 30 linhas e desenvolvê-lo no tipo dissertativo-argumentativo. A redação do Enem tem um formato específico, no qual é apresentada uma questão-problema, no caso o estigma da doença mental, e textos motivadores para ajudar o participante a refletir sobre o assunto. Ao longo da redação, os inscritos precisam apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução viável de ser aplicada para resolver a questão-problema.
Para Milton Costa, professor do curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, o tema da redação do Enem 2020 foi importante, pertinente, dentro da realidade brasileira, e dentro do padrão esperado para o exame educacional.
“Foi uma questão-problema que demanda respostas, que demanda saídas, as mais diversas para serem resolvidas. Neste caso, os estudantes deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue os vários brasileiros que têm alguma doença mental e que, infelizmente, têm a vida bastante complicada por conta desse estigma”.
A coordenadora de redação do curso Poliedro, Maria Catarina Bózio, reforça ainda que o tema da redação do Enem 2020 permitiu que os estudantes colocassem em discussão aspectos que estiveram em alta ao longo de todo o ano passado, tais como a volta de alguns tratamentos como eletrochoque e internação em manicômios como um certo reforço de políticas públicas aos discursos capacitistas e mesmo de estigmatização.
Repertório
Maria Cristina ressalta que, por meio dos textos motivadores da redação do Enem 2020, o aluno tinha um repertório interessante e muitas referências acessíveis e possíveis para desenvolver o texto. A coordenadora enumera cinco pontos que o participante poderia ter abordado:
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Estabelecer diálogo com a literatura brasileira, como Machado de Assis colocando o Alienista mais próximo da sua dinâmica cotidiana;
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Analisar o uso de palavras pejorativas como o termo retardado;
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Pensar em algumas figuras brasileiras icônicas do assunto como o artista Arthur Bispo do Rosário e a médica Nise da Silveira. que foi uma das primeiras em contexto nacional a defender claramente uma política antimanicomial;
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Trabalhar abrangências mais globais, trazendo, por exemplo, Byung Chul Han, que fala um pouco sobre depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, e quais percepções esse tipo de doença carrega ainda hoje na sociedade brasileira como um estigma de fraqueza, de “não deu conta”;
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Abordar ainda Foucault com a história da loucura e todo levantamento que ele faz a respeito disso.
Como é a correção da redação do Enem?
Segundo a cartilha da correção da redação do Enem, o texto é avaliado por dois corretores e, em caso de grande divergência de pontuação, um terceiro faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências. A correção é feita por competências, ou seja aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar nota mil em sua produção textual.
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Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
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Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
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Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
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Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
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Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Zero na redação
É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:
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Fuga total ao tema
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Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
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Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
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Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
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Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
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Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
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Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
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Parte que esteja desconectada do tema proposto
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Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico
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Texto que tenha predominância de língua estrangeira
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Texto ilegível