Lider 87 FM

Família deve ser reforço no aprendizado da segunda língua

O conhecimento de um novo idioma é algo benéfico para as crianças, pois estimula o desenvolvimento linguístico e cognitivo, conforme estudo realizado pela Universidade de Stanford, na Califórnia. No entanto, aprender uma segunda língua pode ser desafiador para quem ainda está conhecendo o próprio idioma.

Para garantir que o processo ocorra de forma tranquila e proveitosa, é recomendável que pais e responsáveis não só optem pela matrícula num curso de idiomas para crianças, como também se façam presentes para garantir que a aprendizagem seja contínua, estendendo-se para além da sala de aula.

A participação é benéfica para a evolução dos estudos. Segundo dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a presença dos responsáveis na vida escolar das crianças contribui para o desenvolvimento da autoestima, melhoria do rendimento e aumento da qualidade do aprendizado. Há muitas maneiras de incentivar a criança a aprender uma segunda língua. Isso pode ser feito em casa, por meio de conversas divertidas, brincadeiras e desenhos animados para que o contato com o outro idioma ocorra de maneira natural.

Seja um exemplo e converse com a criança

Muitas crianças se espelham nos familiares. No aprendizado de um novo idioma, isso também acontece. Para os pais que já dominam a segunda língua estudada pelos pequenos, conversar e mostrar o conhecimento pode ser uma forma de motivá-los. Os familiares podem estimular diálogos usando o segundo idioma em casa. Muitas crianças se sentem inseguras ao falar a língua não nativa fora do curso e esse tipo de prática é uma forma de contribuir para naturalizar a fala. Diálogos sobre o dia na escola, os animais de estimação ou os programas de televisão são algumas dicas de temas que podem ser explorados no dia a dia familiar.

Para as famílias que não têm o conhecimento no segundo idioma, uma alternativa é aprender com a criança. Muitos cursos que oferecem aulas para os pequenos também disponibilizam turmas para adultos. Dessa forma, é possível dividir experiências.

Acompanhe as crianças nas tarefas do curso

Fazer o dever de casa e rever o conteúdo estudado em sala de aula são tarefas básicas todos os estudantes. No caso das crianças, é importante que isso seja feito sob supervisão. Dessa forma, os pais e responsáveis devem participar ativamente desse momento, auxiliando as crianças na criação de uma rotina. Estipular regras e horários é uma forma de manter a disciplina nos estudos. Conforme a adaptação da criança à rotina criada, os familiares podem incentivar o senso de responsabilidade, permitindo que ela faça algumas tarefas sem a supervisão de um adulto. Também é importante prestar suporte ao ambiente escolhido para realizar essas atividades. O local deve ser bem iluminado e livre de distrações.

Veja filmes, séries e desenhos animados

Os responsáveis podem transformar o aprendizado numa experiência lúdica. Nesse sentido, os filmes, as séries e os desenhos animados podem servir de suporte para o conhecimento de uma segunda língua. Com as plataformas de streaming, realizar essa atividade ficou ainda mais fácil. Muitas empresas disponibilizam diferentes idiomas e legendas nas produções audiovisuais, o que garante várias opções para as famílias. A dica é escolher algo agradável para a criança e optar pela segunda língua como legenda e áudio. Após assistir, os familiares podem comentar sobre palavras novas que apareceram e anotar no caderno para as crianças consultarem sempre que alguma dúvida surgir. A prática ajuda a fixar o conhecimento e expandir o vocabulário.

Invista em brincadeiras no dia a dia

Não são apenas as produções audiovisuais que podem ajudar as crianças a aprenderem de forma lúdica. Muitas brincadeiras podem ser feitas com outros idiomas. Em lojas de brinquedos, há opções de jogos de tabuleiros em diferentes línguas. Além disso, também é possível realizar brincadeiras comuns no Brasil, em outros idiomas. A adedonha, também chamada de stop, é um jogo de conhecimentos gerais que ajuda a desenvolver o raciocínio e conhecer novas palavras.

Compreenda as limitações da criança

A presença das famílias no aprendizado de uma segunda língua é fundamental para oferecer maior segurança para as crianças. Na infância, é comum que elas fiquem frustradas com suas limitações e dificuldades. Assim, os responsáveis podem ser uma rede de apoio. Nesses momentos, o ideal é conversar com a criança e explicar que o domínio do novo idioma chegará aos poucos e que desafios fazem parte do processo. Nos tópicos em que a criança tiver mais dificuldades, os familiares devem prestar suporte nos deveres até que a limitação seja superada.