22/02/2018 13:01
Levar o líquido mais precioso e consumido da Terra para baianos moradores de localidades mais afastadas é um desafio que tem sido cumprido em diversos municípios pelo Governo do Estado. Na manhã desta quinta-feira (22), após inaugurar mais uma passarela do sistema metroviário de Salvador, o governador Rui Costa deu mais um passo nesse sentido e assinou uma ordem de serviço que garante a extensão da rede de abastecimento de água, em Dom Macedo Costa.
“Hoje, com muita alegria e satisfação, autorizo o início dessa grande obra. Aplicamos esses recursos no abastecimento de água em várias cidades baianas por que água é sinônimo de vida e saúde. Sem dúvida, um povo que tem acesso à água tratada é mais saudável”, destacou o governador.
Com a assinatura do documento, 1.300 habitantes da região vão passar a ter, em casa, água própria para consumo. Uma adutora será implantada, com mais de 5,3 quilômetros de extensão e R$ 558 mil em investimentos. Além disso, as intervenções envolvem duas redes de distribuição, somando mais de 50 quilômetros e 402 ligações domiciliares. O recurso a ser aplicado na extensão das redes ultrapassa R$1,3 milhão.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), “as obras também alcançam o município de Santo Antônio de Jesus e já começam na próxima semana, com duração de cerca de cinco meses”. O titular da pasta também destacou que “a obra faz parte do Programa Água para Todos, que em 2018 completa dez anos”.
Felizes pelos conterrâneos que também vão ser beneficiados, o casal de lavradores Maria da Conceição e Manoel Reis moram na localidade de Cajazeiras, em Dom Macedo Costa, onde o líquido já chega, mas sabem das dificuldades de viver sem água tratada em casa. “Água é tudo na vida. Antes, para ter acesso, precisava cavar um poço no brejo”, conta Manoel. Dona Maria da Conceição lembra que “quando a água chegou, tudo mudou e até coisas simples, como fazer o asseio, ficaram mais fáceis”.
Mais ações
Durante a visita a Dom Macedo, Rui Costa entregou, também, 398 certificados do Cadastro Ambiental Rural, facilitando que pequenos produtores tenham acesso a financiamento para implementar a lavoura. Na ocasião, quatro ambulâncias ainda foram entregues para servir à população de Laje, Saubara, Varzedo e Santo Amaro, todos municípios do Recôncavo baiano. (GOV/BA)