Desde que a vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última semana, o clima de esperança tomou conta de grande parte dos brasileiros. Foi assim também com dona Antônia Angela Caldas, de 81 anos, primeira idosa a receber a vacina em Santa Inês (BA), na manhã desta quarta-feira (20).
Logo cedo, ela e seu Ciro de Jesus Batista, de 75 anos, já estavam sentadinho no Fundo de Assistência Social Lar de Idosos, esperando para receber a vacina contra Covid-19. Esperançosos, foram logo ofertando o braço à secretária da Saúde, Mariana de Paula.
Animada, a prestadora de serviços do SAMU, Eliana Oliveira de Almeida Santana (37), foi a terceira a receber a vacina. “
Em seguida foi a vez da representante dos profissionais de saúde da linha de frente na luta contra o coronavírus, Jussara Mathias de Santana (49), que emocionada, comemorou a vacina. “A população pode vim! Estamos aqui para vencer e não para ser vencidos!”, disse a técnica em enfermagem que tem 25 anos de serviços prestados ao Hospital Municipal Maria Leandra.
“Fizemos as nossas primeiras doses! População de Santa Inês, a esperança chegou ao nosso município. É o primeiro passo de uma longa caminhada. Estamos vacinando agora o primeiro grupo da primeira fase. Logo, logo vamos receber outras doses de vacina”, disse a secretária durante live transmitida pela Prefeitura do município no momento da vacinação.
Sobre a vacina:
Santa Inês recebeu na tarde desta terça-feira (19), às 15h37 o primeiro lote da vacina CoronaVac. O município recebeu apenas 100 unidades da vacina que será distribuída entre profissionais da linha de frente de combate a Covid-19 e idosos institucionalizados.
O Plano de Vacina define que todos os trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 75 anos, idosos a partir de 60 anos que residem em casa de acolhimento em instituição de longa permanência e povos indígenas a partir de 18 anos sejam vacinados na fase1.
Porém, em decorrência da baixa quantidade, nem todos os munícipes e técnicos que atendem às determinações impostas pelo Ministério da Saúde serão imunizados nesta primeira etapa.
Contudo, a Secretaria da Saúde informa que, mediante recebimento dos lotes seguintes, completará a imunização do grupo prioritário e só após, atenderá aos demais grupos, seguindo ainda os protocolos estabelecidos.
A secretaria informa ainda que as pessoas selecionadas para receber a vacina, oriunda do primeiro lote, serão por ela convocadas. (Ascom)