O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu dois alertas meteorológicos de chuva forte que abrangem 100% do território baiano, nesta sexta-feira (16). Os mesmos avisos englobam todo o Nordeste brasileiro, o Espírito Santo, 90% do território mineiro, boa parte de São Paulo, o Centro-Oeste e uma parte do Norte do país.
Sul, extremo-sul, sudoeste, oeste, extremo-oeste, parte do norte, Vale do São Francisco, Chapada, a boa parte do centro-sul baiano, estão em alerta laranja, para risco de tempestade, com possibilidade de ventania, granizo, raios e trovões, chuva de 50mm, e possibilidade de até 100mm dia, e ventos entre 60 a 100 quilômetros hora.
O leste, da altura do baixo-sul, até a divisa com Sergipe, Região Metropolitana de Salvador, nordeste baiano, parte do norte nas divisas com Pernambuco e Alagoas, recôncavo e Vale do Jiquiriçá estão em alerta amarelo com risco de chuva entre 20mm e 30mm, podendo chegar a 50mm no acumulado em 24h.
Instruções:
-
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
-
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
-
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Imagens de satélite, avaliadas pelo Mídia Bahia, às 14h15min, mostram várias formações de trovoadas sobre o mapa da Bahia.
Em Amargosa, os termômetros marcaram 31º às 13h, a sensação térmica beirava os 34º.
Frente fria se aproxima
Áreas de instabilidade estão se formando sobre a Bahia, isso deve provocar chuva forte, principalmente a partir de amanhã, quando são esperados volumes maiores. Para hoje, a Climatempo prevê para Mutuipe, somente 5mm, com 67% de probabilidade de se confirmar. Já no sábado (17), são aperados 30mm, domingo e segunda 15mm, cada. Os temporais devem se estender ao longo da próxima semana.
A chuva é fruto de um ciclone que se formou na costa brasileira, na altura do Rio de Janeiro, provocando Zcit – Zona de Convergência Intertropical.(Mídia Bahia).