Em entrevista concedida a imprensa local nesta segunda-feira (24), o chefe do Cartório Eleitoral de Santo Antonio de Jesus, Isaque Magalhães falou sobre as alterações devido a pandemia do novo coronavírus, dos prazos e como serão feitas as votações nestas eleições de 2020. Até o dia 6 de maio foi o prazo para fazer o título de eleitor, porém, de acordo com Isaque, devido a pandemia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) forneceu um site onde foi possível solicitar a…
…1ª via do titulo. Ele informou que na zona 202, 400 eleitores fizeram um título nesse período em que não foi possível colher a biometria e nessas eleições a biometria não será utilizada.
Ainda conforme seus apontamentos, a Justiça Eleitoral indeferiu em torno de 80 títulos em Santo Antônio de Jesus, “conseguimos detectar casos que não correspondia a realidade, pessoas que não moravam no município, pessoas que não apresentaram os documentos e agora só depois que passar a eleição para elas terem o titulo”, disse.
Segundo Isaque, é possível que boa parte da população não realizarem a votação diante do dilema da proteção contra o covid-19 e exercer o direito de cidadão.
A data da eleição é 15 de novembro e as votações foram estendidas por mais uma hora. Magalhães informou também que mudança de sessão ou de zona eleitoral, alistamento, transferência, revisão e regularização do titulo cancelado somente depois destas eleições. “Aqueles que não votaram em apenas uma eleição, ainda pode nas eleições de 2020. Mas quem deixou de votar em 3 eleições seguidas está com o título cancelado”, ressaltou.
Mesários
O chefe do cartório comentou que sempre houve dificuldades, com ou sem pandemia, em encontrar mesários. Nesse período, os mesários que se enquadram no grupo de risco não podem deixar de comunicar o fato. Também está sendo feito uma campanha para mesário voluntário, os interessados devem entrar em contato com o cartório.
“Já estamos preparando as cartas para convocação, então aquele mesário que se enquadra na faixa de risco comunique a justiça eleitoral, para que possamos deferir e fazer a substituição. Temos a campanha de voluntariado, mas não atende a quantidade que a justiça precisa, embora haja várias vantagens em ser mesário como aos universitários, emitimos uma declaração que pode ser usado como horas complementares e aos trabalhadores de órgão público ou empresa privada, tem direito a dois dias de folga”, concluiu.