A cada 30 segundos ocorre em todo território nacional um acidente de trânsito, são cerca de 42 mil pessoas que perdem suas vidas dessa forma. Fazendo com que os acidentes sejam o principal responsável por mortes no país, que por ano vitimam 214 mil brasileiros, e a maioria deles ficam inválidos por causa desta violência, essas dados fazem com que o Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) ocupe o quinto lugar no mundo em mortes de trânsito.
Com a migração de outros tipos de transportes para as motocicletas, vários aspectos estão preocupando as autoridades com aumento dos acidentes envolvendo os condutores destes tipos de veículos. Em Laje, uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes e 70% deles residentes em áreas rurais, a cada dia o Hospital Ranulfo Almeida vem tendo aumento de registro com estes usuários.
A equipe de jornalismo da Rádio Líder FM/Laje, através de seu diretor, Ednilson Bispo, procurou ouvir alguns profissionais da saúde no município, um deles, Marcos Barreto, enfermeiro do Hospital em entrevista ele disse que o grande problema hoje é a falta de responsabilidade em conduzir uma moto. “A imprudência dos motociclistas aliada à agilidade de uma moto, faz com que esse tipo de veículo seja perigoso no trânsito, assim como a imprudência de alguns condutores que fazem o uso de bebidas alcoólicas ou outro tipo de drogas elevam a algumas escoriações e até mesmo a morte”.
Fonte: Rádio Líder FM/Laje.