Na manhã desta terça-feira (08), uma operação foi deflagrada no Conjunto Penal de Valença para desarticular lideranças de facções criminosas que, de dentro do estabelecimento, orquestravam ações criminosas na cidade e região, especialmente crimes violentos letais intencionais (CVLIs). A operação, intitulada ‘Autarcia’, foi realizada em conjunto pelo Ministério Público da Bahia e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
A ação foi coordenada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), pela Promotoria de Execução Penal de Valença, e pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), juntamente com a Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cmep) e a Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (Cmasp) da Seap.
De acordo com o Gaeco, integrantes de cinco facções criminosas atuam no Conjunto Penal. A operação é resultado de um esforço estratégico das instituições do Estado para combater o crime organizado e reduzir a criminalidade, com foco especial nos crimes contra a vida. O nome ‘Autarcia’, que significa autarquia em grego, refere-se a uma comunidade autocomandada, um conceito que deve ser enfrentado em favor do controle estatal.(Voz da Bahia).