(Foto: Justiça Global)
Antônio Ferreira, representante do Ministério do Trabalho em Santo Antônio de Jesus, falou nesta quarta-feira (20) sobre a auditoria que está sendo realizada na cidade sobre o trabalho infantil, principalmente relacionada a crianças em situações de risco trabalhando na fabricação de fogos de artifício na cidade e região.
Segundo Antônio, o órgão pede ajuda da população para chegar a estas crianças que estão em situação de risco, “viemos verificar especialmente a questão do trabalho infantil na produção de fogos, embora saibamos que exista extraoficialmente casos de crianças envolvidas na produção de fogos, convoco a população para participar dessa ação contra essa perigosa atividade econômica que o município e a região explora para que a gente chegue até essas famílias e crianças e não hajam mais acidentes, como a da senhora Ângela que morreu nesta terça-feira (19) e como familiares dessas 64 pessoas que faleceram em 1998 aconteceu no dia 11 de dezembro”, falou.
O representante falou sobre os canais de denúncia que podem ser utilizados pela população gratuitamente, “há canais como o disk 100 ou o site da superintendência regional do trabalho em Salvador, além da agência do Ministério do Trabalho no Shopping Itaguari, para ajudar essas crianças que estão trabalhando e se expondo a riscos. Está difícil chegar a esses focos de trabalho infantil, rodando pela cidade encontramos crianças em lava-jatos, na feira livre. O trabalho infantil nessas cidades é muito naturalizada, é uma solução para a pobreza e outros males que afetam a família”, declarou. (Voz da Bahia)