O técnico Guto Ferreira teve um início positivo no comando técnico do Bahia. Na noite desta terça-feira (28), o Esquadrão venceu o Oeste por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols do jogo foram de Hernane Brocador, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Zé Roberto, aos 15 minutos da etapa final. Com o resultado, a equipe avançou aos 20 pontos conquistados e subiu momentâneamente para a sétima posição. O próximo jogo será no próximo sábado (2), contra o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
O JOGO
Com uma sequência negativa na competição nacional, o Bahia contava com a presença do estreande Guto Ferreira no banco de reservas para espantar a má fase. Do lado do Oeste, a equipe visava a segunda vitória consecutiva para subir na tabela de classificação.
Após três minutos de estudos entre as duas equipes, Lucas Fonseca efetuou lançamento em profundidade para Thiago Ribeiro. O atacante tricolor, no entanto, acabou cortado pela defesa do time paulista. Na sequência, o Bahia tentava chegar ao ataque e era barrado pela defesa do Oeste, que explorava os passes entre os atletas, incluindo o goleiro Felipe Alves, que chegou a receber uma cobrança de lateral no setor defensivo de sua equipe.
Aos doze minutos, o meio-campista Danilo Pires recebeu passe de Hernane Brocador e tentou finalizar de fora da área, mas não pegou bem e a bola passou para a linha de fundo.
Hernane abre o placar
Aos 13 minutos, Hernane Brocador recebeu um lateral longo de Hayner na grande área, se antecipou aos defensores e tocou por cima do goleiro Felipe Alves. Foi o quinto gol do camisa 9 na competição nacional. Aos 21, o Esquadrão teve uma baixa: Renato Cajá sentiu lesão e deixou o campo para a entrada de Zé Roberto.
O time visitante, apesar de ter supremacia na posse de bola, pouco incomodou o goleiro Marcelo Lomba. O Bahia, por sua vez, chegava ao ataque com maior agressividade. Com 30, Danilo Pires recebeu bola no lado direito do ataque, avançou em velocidade, tocou para a área, mas a defesa do Oeste conseguiu afastar.
Quatro minutos depois, Hayner recebey passe de Danilo Pires, driblou a defesa e ajeitou para Hernane, que chutou em cima da defesa e a bola foi para escanteio. Na cobrança, a bola passou por todos os presentes na área, mas ninguém alcançou. Aos 36, Wellington recebeu bom lançamento na grande área, mas errou o domínio e Hayner tomou a bola. Na sequência, o Bahia respondeu. João Paulo cruzou, a defesa afastou e a bola ficou com Gustavo Blanco, que chutou em cima da defesa.
Oeste perde boa chance
A primeira chance do time visitante veio aos 40 minutos. Ricardo Bueno recebeu ótimo cruzamento na grande área e, próximo ao gol, cabeceou ao lado da meta defendida por Marcelo Lomba.
Nos últimos minutos da primeira etapa, Hernane Brocador recebeu um longo lançamento, mas não conseguiu acertar o domínio e o goleiro Felipe Alves retomou a posse da bola para o time paulista. Logo depois, Thiago Ribeiro avançou em contragolpe pelo lado direito e ajeitou para Feijão, que chutou para muito longe.
Segundo tempo
Quem começou a assustando no segundo tempo foi a equipe do Oeste. Aos dois minutos, Léo Artur recebeu de frente para o goleiro Marcelo Lomba e finalizou rasteiro. A bola passou ao lado da meta e morreu na rede externa. Seis minutos depois, o mesmo Léo Artur arriscou de fora da área e viu a bola passar longe do gol.
Lomba falha feio e Léo Artur perde grande chance
Aos dez minutos, Danielzinho mandou uma bomba de fora da área e Marcelo Lomba espalmou e deu a bola de graça para Léo Artur, que na grande área, se livrou de Hayner, mas chutou para fora.
Dois minutos depois, o Bahia tentou com Zé Roberto. Pelo lado direito, o atacante limpou a jogada e chutou colocado para a linha de fundo, sem perigo para o goleiro Felipe Alves.
Zé Roberto amplia para o Bahia
Aos 15 minutos do segundo tempo, o torcedor do Bahia ganhou tranquilidade nas arquibancadas da Arena Fonte Nova. Próximo da grande área, Hernane deu ótimo passe para Zé Roberto, que dominou bem, avançou, bateu cruzado com a perna esquerda e venceu o goleiro da equipe paulista.
O Bahia voltou a subir ao ataque aos 21 minutos. Em contra-ataque, Thiago Ribeiro tocou para Zé Roberto, que avançou pelo lado da grande área e tocou para Hernane, que acabou travado na pequena área. Dois minutos depois, Zé Roberto resolveu arriscar. O camisa 18 recebeu passe, ajeitou e chutou rasteiro para defesa do goleiro.
Ricardo Bueno perde pênalti
Aos 26 minutos, Danilo Pires e Wellington trocaram empurrões na grande área e o jogador do Oeste foi derrubado. Na cobrança, Ricardo Bueno bateu mal na bola e Marcelo Lomba executou a defesa.
Com 31 minutos, Ricardo Bueno voltou a aparecer. O jogador recebeu fora da área, mas não pegou bem na bola, que foi para a linha de fundo. Quatro minutos depois, Crysan mandou uma bomba de fora da área e Lomba rebateu. Abatido em campo, o Oeste voltou a tentar aos 44 minutos, quando André Castro recebeu passe de Maurinho no lado direito e finalizou em cima da defesa.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Oeste
Série B – 13ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 28/06/2016
Horário: 19h15
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Assistentes: Luiz Antônio Barbosa e Wesley Moreira de Carvalho (ambos de MG)
Cartões amarelos: Hernane, João Paulo Penha (Bahia) / Velicka (Oeste)
Gols: Hernane, Zé Roberto (Bahia)
Bahia: Marcelo Lomba, Hayner, Jackson, Lucas Fonseca e João Paulo; Feijão, Gustavo Blanco (Paulo Roberto), Renato Cajá (Zé Roberto); Danilo Pires (João Paulo Penha) e Thiago Ribeiro; Hernane Brocador. Técnico: Guto Ferreira
Oeste: Felipe Alves, Betinho, Bruno Silva, Velicka (Maurinho) e André Castro, Danielzinho, Matheus Vargas, Marcus Vinícius e Léo Artur (Crysan); Wellington e Ricardo Bueno. Técnico: Fernando Diniz.(BN)