O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial pela rápida elevação do Oceano Pacífico. O comunicado foi divulgado na noite de segunda-feira (26).
Durante uma cúpula das ilhas em Tonga, o secretário-geral apresentou um um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) que revelou que o nível dos mares subiu cerca de 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico.
“Estou em Tonga para emitir um SOS mundial sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Uma catástrofe em escala mundial está colocando em risco este paraíso do Pacífico”, disse Guterres.
De acordo com a nota, a média mundial de avançar do nível dos mares foi de 9,4 centímetros, sendo os coreógrafos monitorados desde 1990 pela OMM. A ONU e a OMM alegam que o agravamento do nível do mar é acelerado pelo aquecimento global e pelo derretimento das camadas de gelo.
“É cada vez mais evidente que estamos ficando sem tempo para reverter a maré”, destacou a secretária-geral da OMM, a argentina Celeste Saulo.
Segundo cientistas, Tuvalu pode desaparecer nas próximas três décadas devido a baixa altitude, mesmo em um cenário de aquecimento global moderado. (Voz da Bahia).