Cientistas da Universidade de Medicina Príncipe de Songkla, na Tailândia realizaram um artigo que indicou que uma veterinária pode ter sido contaminada pelo coronavírus após contato com um gato que testou positivo para a Covid-19. O fato aconteceu em agosto do ano passado, em Songkla, e pode ter sido a primeira transmissão registrada da doença de um gato para um humano.
Segundo o artigo, o contato teria acontecido após o gato espirrar na profissional, que estava fazendo um exame de Covid-19 no animal. Ela usava uma máscara N95 sem proteção facial ou óculos e tudo indica que a transmissão pode ter ocorrido pela superfície ocular da mulher.
Os donos do gato haviam sido diagnosticados com Covid-19 e acabaram internados no hospital de Songkla. O animal, então, foi encaminhado à unidade veterinária para ser testado.
No momento do teste RT-PCR, com a utilização de um swab nasal, o gato, sedado, espirrou no rosto da veterinária. O resultado do teste confirmou que o animal estava contaminado, com alta carga viral no momento do exame, e a mulher passou a ter sintomas da doença três dias após o procedimento.
Fonte: Voz da Bahia