Um pianista de 14 anos dos EUA precisou amputar mãos e pés depois que uma doença semelhante à gripe provocou nele uma reação imunológica. Mathias Uribe, que mora no Tennessee, nos EUA, começou a sentir sintomas similares ao de um resfriado em junho. Sem melhoras, ele foi parar na emergência, onde médicos o diagnosticaram com síndrome do choque tóxico. Essa doença acontece quando uma infecção libera toxinas na corrente sanguínea.
Os pulmões do jovem começaram a falhar e ele precisou ser colocado em uma máquina de suporte a vida. O corpo do adolescente tinha dificuldade em bombear o sangue como deveria e a pele dele apodreceu nas extremidades. Diante do quadro de gangrena, ele teve os quatro membros amputados. Segundo a equipe que cuidou do jovem, o caso é “extremamente raro”, mas sempre que há uma gripe existe possibilidade de uma infecção bacteriana ocorrer.
A doença é causada pela bactéria estreptococo do grupo A, geralmente benigna, que é encontrada na garganta e na pele. Quando o sistema imunológico fica vulnerável, bactérias mais inofensivas podem representar riscos.
Mathias teve a perna esquerda amputada no dia 21 de joelho, abaixo do joelho. A perna direita passou pelo mesmo procedimento quatro dias depis. Em 1º de agosto, as mãos foram removidas. O jovem segue internado e deve passar por mais cirurgias. As informações são do Correio.