Lider 87 FM

Políticos se solidarizam com o falecimento do apresentador Raimundo Varela; apresentador faleceu nesta quinta, aos 75 anos

A morte do apresentador Raimundo Varela pegou a todos de surpresa nesta quinta-feira. Durante o Ato Cívico do 7 de Setembro, políticos se solidarizaram com a perda e destacaram os relevantes serviços prestados pelo apresentador à comunicação do Estado do Estado.

Em entrevista à imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o radialista teve uma trajetória notável em sua carreira, sendo uma grande referência do jornalismo livre e popular. ”A Bahia se consterna com a perda de um profissional da comunicação que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado da Bahia. Varela se vai, mas deixa como legado um jornalismo livre e popular. Meus sentimentos à família”,frisou.

Para o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), Varela tinha ”um jeito e estilo próprio, mas que, sem sombra de dúvidas, com sua trajetória como comunicador, prestou relevantes serviços fazendo um jornalismo sério, independente, com autonomia, se posicionando e tendo coragem para denunciar os problemas e sempre cobrando soluções das autoridades”.

Nas redes sociais, políticos de todas as correntes partidárias falaram sobre o legado do apresentador. O deputado estadual Robinson Almeida (PT), ex-secretário de Comunicação na gestão de Jaques Wagner, salientou que Varela foi o mais influente comunicador das últimas décadas no estado, sempre com opiniões firmes e posições de defesa da população mais pobre e também do esporte baiano. ”Raimundo Varela não está mais entre nós. Sempre polêmico, foi um dos maiores comunicadores contemporâneos da Bahia. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Gel Varela, sinta-se abraçado!”, escreveu o parlamentar.

O secretário de Comunicação do Governo do Estado, André Curvello, publicou que ”Varela é um dos maiores comunicadores da história da Bahia e deixa um legado marcado pelo espaço dado às pessoas em seus programas”.

Já o presidente do PL Bahia, João Roma, citou que ”Raimundo Varela atravessou gerações com seus bordões e sua irreverente forma de trazer as notícias diárias do nosso estado. Que Deus conforte sua família e admiradores. Sua missão foi cumprida com excelência. ”Cartão verde”para a dedicação de uma vida inteira ao jornalismo. Descanse em paz”. As informações são do site Bahia Notícias

ABCD lamenta falecimento do apresentador Raimundo Varela

A Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia (ABCD) divulgou nota lamentando a morte do apresentador Raimundo Varela. O radialista faleceu, nesta quinta-feira (7), aos 75 anos. Ao longo da carreira na comunicação, ele chegou a narrar jogos do futebol baiano.

“Varela deixou uma marca indelével na história do jornalismo esportivo da Bahia, dedicando-se com paixão e comprometimento à cobertura esportiva por muitos anos. Sua coragem em enfrentar dirigentes de clubes e sua visão perspicaz sobre o esporte cativaram a todos nós, colegas de profissão e admiradores do esporte”, diz um trecho da nota.

Varela completaria 76 no dia 30 de novembro. Ele dedicou mais de 40 anos à comunicação, com passagens pelo rádio e televisão, na Band e Record TV Itapoan. Em 2006, problemas renais e de diabetes deixaram Varela entre a vida e a morte. Precisou ser internado às pressas no Hospital Aliança em Salvador e logo em seguida, transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. Três meses depois, foi submetido a um transplante de fígado e rim.

Leia a nota na íntegra:

”A Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia lamenta profundamente a perda de um dos mais ilustres comunicadores e comentaristas esportivos do Brasil, Raimundo Varela Freire Júnior, popularmente conhecido como Varela, que faleceu aos 75 anos, nesta quinta-feira, 7 de setembro, em Salvador. A causa de seu falecimento não foi divulgada, deixando-nos consternados pela partida de uma figura tão querida e respeitada em nosso meio.

Varela deixou uma marca indelével na história do jornalismo esportivo da Bahia, dedicando-se com paixão e comprometimento à cobertura esportiva por muitos anos. Sua coragem em enfrentar dirigentes de clubes e sua visão perspicaz sobre o esporte cativaram a todos nós, colegas de profissão e admiradores do esporte.

Varela demonstrou talento e versatilidade ao longo de sua carreira, conquistando um lugar de destaque no coração dos baianos.

Neste momento de luto, a Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia expressa suas condolências à família, amigos e fãs de Raimundo Varela, relembrando sua contribuição inestimável para o jornalismo esportivo e para a sociedade baiana como um todo. Que seu legado perdure e inspire futuras gerações de comunicadores esportivos a seguir seus passos de coragem, dedicação e paixão pelo esporte.
Descanse em paz, Varela. Você fará muita falta, mas sua memória viverá eternamente em nossos corações.

Atenciosamente,

Edson Marinho Junior
Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia

Silvio Mendes da Paixão
Vice-Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Bahia”