As emissoras de rádio AM vai ganhar um novo fôlego no Brasil com a migração para a faixa FM, mudança que será acompanhada pela Rádio Clube AM de Santo Antônio de Jesus. A migração será uma experiência importante na fidelização da audiência da Rádio Clube AM que é uma das emissoras mais tradicionais de Santo Antônio de Jesus. Na manhã desta segunda-feira (07), o Bispo Emérito da Diocese de Amargosa, Dom João Nilton, juntamente com o Diretor Administrativo, Ney Santana participaram de uma cerimônia que aconteceu em Brasília. Na oportunidade, o presidente Michel Temer assinou termo aditivo que autoriza a migração de cerca de 240 rádios AM a operarem na faixa FM, entre elas a nossa Rádio Clube AM.
Agora, as rádios que obtiveram a autorização devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência. Depois da liberação da agência, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.
A emissora está há mais de 35 anos no ar e desde a sua fundação opera na frequência 680 AM. Para os ouvintes habituados a sintonizar emissora no mesmo diahá mais de três décadas, a novidade vai exigir uma mudança cultural, uma vez que a rádio passará a operar na frequência FM.
Como nenhum aparelho eletrônico moderno, incluindo os celulares, recebem o sinal AM, as rádios que operam nessa faixa vêm perdendo público velozmente, principalmente entre os mais jovens. Por outro lado, dados apontam que nos últimos oito anos a audiência absoluta do rádio FM cresceu 14%. (Infosaj)