Nesta sexta-feira (11), completa 22 anos da explosão da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus. A tragédia ocorreu às 11h do dia 11 de dezembro de 1998 e deixou 64 pessoas mortas, a maioria mulheres e crianças. Para marcar os 22 anos de luta, o Movimento 11 de Dezembro, composto por familiares das vítimas, organizou um ato ecumênico na praça principal do bairro Irmã Dulce nesta sexta-feira às 09h.
Já às 11h, será realizado um ato simbólico com a soltura de 64 baloes com os nomes das vítimas. A programação será transmitida pelo canal do Youtube @movimento11dedezembro e Instagram @movimentoonzededezembro.
Devido a pandemia do Coronavírus, vários parceiros, que não poderão estar presentes, enviaram vídeos em solidariedade aos familiares das vítimas, um deles é o ator Leonardo Vieira, que mora em Portugal e tem sido representante do Movimento, participando de audiências, caminhadas junto com os familiares. Em 2000, ele esteve me Santo Antônio de Jesus participando das ações.
O caso expôs as precárias condições de trabalho às quais as vítimas eram expostas. Por lei, a atividade exige fiscalização pelo Estado Brasileiro. No dia 26 de outubro de 2020, o país foi condenado pelas mortes e violação de direitos humanos dos trabalhadores da Fábrica de Fogos.