O paciente é uma criança de 2 anos, que tem o quadro estável e não apresenta complicações da doença.
A Prefeitura de Salvador confirmou, na manhã desta segunda-feira (8), o primeiro caso infantil de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. O paciente é uma criança de 2 anos, que tem o quadro estável e não apresenta complicações da doença.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, a criança já está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O gestor municipal informou ainda que este é um dos 13 casos já diagnosticados na cidade e divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no boletim epidemiológico do último sábado (6).
“Sempre que surge um caso, ele passa por um monitoramento permanente. Semana passada nós lançamos um protocolo, com uma série de orientações de como prevenir e depois, caso seja infectado, que providências tomar. Inclusive, temos unidades preparadas especificamente para esse tipo de atendimento”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
Além dos 13 casos diagnosticados em Salvador, outros seis foram confirmados no interior do estado: dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairo, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Outras 98 notificações de suspeita estão sendo monitoradas pela pasta. (Metro1).