Com mais de 81% das doses disponíveis para o estado já aplicadas, a Bahia vê suas grandes cidades se aproximarem do fim das doses, como é o caso de Salvador, que já aplicou quase 100% das 108.980 doses disponíveis e interrompeu a vacinação de profissionais de saúde. Ao menos até esta sexta (12), apenas idosos com 85 anos ou mais residentes na capital baiana poderão receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
Apesar do avanço na capital e nas principais cidades do estado, a vacinação ainda está atrasada em muitos municípios. Na quarta-feira (10) eram, pelo menos, 155 abaixo de 75% do percentual de aplicação, número exigido pela Sesab para envio de novas doses.
Segunda dose
A partir da próxima segunda (15), o estado inicia a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. Os imunizantes contra a Covid-19 já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12).
O esquema da segunda dose começará pelos profissionais da saúde da linha de frente contra o Coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, grupos que foram imunizados na primeira etapa da vacinação.
Nesta quinta (11), a Bahia registrou 47 óbitos, maior número de mortes por covid-19, desde 2 de outubro e mais 3.253 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%). No mesmo período, 2.958 pacientes foram considerados curados da doença (+0,5%).
(Correio)