Aconteceu na tarde deste domingo (29/05) na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a inauguração da tão sonhada Praça Padre Mateus. Além do prefeito Humberto Soares Leite, a solenidade contou com a presença de secretários, vereadores, autoridades, empresários, representantes de vários segmentos religiosos além da população em geral. A nova praça está equipada com parque infantil, fonte luminosa, banheiros novos, estacionamento para carros, novos quiosques e uma área destinada para a cultura que leva o nome de Espaço Cultural Renato Maximiliano Gordilho Machado, ex-prefeito da cidade por dois mandatos. No local também foi instalado piso de granito, mesas, bancos, lixeira e área verde. Orçada no valor de três milhões de reais, as obras tiveram início em dezembro de 2014, ficou prevista pra ser entregue em junho de 2015, sendo que só pôde ser entregue agora em maio de 2016.
Em seu discurso o secretário de Infraestrutura, Domingos Matos, relatou que cada critica que era lançada durante a realização das obras servia de mais energia para que sua equipe se concentrasse no trabalho e fizesse essa obra com a maior dedicação, com a maior vontade e espirito de entregá-la aos santoantoninenses. “Esse sim é o maior responsável por tudo, porque aí são obras exclusivamente que vieram dos recursos dos impostos pagos pelo povo de Santo Antônio de Jesus”, disse Matos.
Carlos Machado ressaltou a importância da criação do Espaço Cultural dentro da praça, que inclusive leva o nome do seu pai, o saudoso Renato Machado, haja vista que existia no local um anfiteatro, cujo qual foi soterrado em gestões passadas. “Hoje se faz um resgaste da cultura de Santo Antônio de Jesus e retorna a esta praça querida o espaço cultural Renato Machado, nós agradecemos, prefeito Humberto, por esta homenagem neste, 29 de maio, aniversário do nosso município”, disse Machado.
Já o padre Nelson Franca, pároco da Paróquia Santo Antônio, disse: “Em boa hora a administração municipal recordando a figura missionária do Padre Mateus, se volta para todos os religiosos, missionários também dessa terra para fazer de maneira simbólica à entrega desta praça as comunidades religiosas, agradeço em nome do Padre Mateus que não conheci, conheço tudo do ponto da história que dele conhecemos mais este tudo é suficiente para dizê-lo merecedor de ter o nome desta praça”, disse.
Por fim, o prefeito Humberto Leite falou: “Daqui 30 ou 40 anos, os nossos sucessores, as pessoas que virão depois de nós irão se lembrar que um dia, lá atrás, um prefeito ousou e fez uma nova praça atendendo o desejo do povo de Santo Antonio de Jesus”. O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Adalberto Piton; aos vereadores presentes; ao padre Nelson Franca, mãe Reizinha; ao representante do Centro Espírita José Pititinga, Edson; ao Pastor Francisco da AMES que representou os pastores da cidade; aos empresários e ao público presente. O prefeito concluiu lembrando que em 2013 foi feita uma pesquisa e 80% dos entrevistados pediam a reforma da praça. “E nós fizemos essa praça maravilhosa, encantadora, que agente, a partir de amanhã, vai poder usar, andar de um lado pro outro, usar a vontade meu querido povo, porque ela foi feita para vocês”. O prefeito ainda disse que atualmente a praça só está de 30 a 40% iluminada e que em breve vai ter uma surpresa na iluminação da praça. (Tribuna do Recôncavo)